Já está no calendário de todo mundo: o mês de novembro é dedicado à prevenção ao câncer de próstata, segunda doença que mais mata homens no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, são aproximadamente 72 mil novos casos todos os anos no país, levando a óbito, em média, 16 mil pessoas a cada ano.
Mesmo que as campanhas sejam de extrema importância, a conscientização e a prevenção precisam ser mais frequentes e mais constantes em todas as regiões - esse alerta, feito pelo Doutor Gláucio Galli, do Laboratório Pasteur, é corroborado pelos dados do Ministério da Saúde, que apontam uma crescente no número da doença. São quase 63 casos para cada 100 mil homens no Brasil, e a estimativa é de que até o ano de 2025, mais de 700 mil novos casos sejam registrados.
"Independente da época do ano, prevenir é sempre a melhor solução. Não se pode focar na prevenção somente durante um mês e, no restante da temporada, esquecer. A doença não escolhe dia para surgir nem para se manifestar, por isso fazer os exames e ficar atento aos sintomas, sempre acompanhado por um profissional da saúde, é fundamental", reforça o doutor Gláucio.

O câncer de próstata é o segundo tumor mais incidente entre os homens, excetuando-se o de pele. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam para 71.730 novos casos da doença em 2024, ou seja, 196 por dia.
O estudo realizado pela Comissão de Câncer de Próstata da revista científica Lancet ressalta que o aumento de casos não pode ser evitado apenas com mudanças no estilo de vida ou intervenções de saúde pública, e os governos precisam preparar estratégias para lidar com essa situação.
Comments