top of page
Buscar

Como ocorrem as eleições presidenciais nos EUA?

fique conectado

Faltando apenas dois dias para a eleição presidencial nos Estados Unidos, a disputa entre a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump está mais acirrada do que nunca, de acordo com pesquisa do New York Times e Siena College. O vencedor assumirá o cargo em 20 de janeiro de 2025.

Assim como no Brasil, as eleições para presidente acontecem a quatro anos. No entanto, ao contrário daqui, o processo de contagem de votos é longo e complexo. A expectativa é que os resultados sejam divulgados somente alguns dias após as eleições. Como boa parte dos estados norte-americanos adota votações em cédulas de papel, a apuração costuma demorar bem mais.

Para começar, o sistema político dos EUA é dominado por dois grandes partidos: Democrata e Republicano.

O presidente dos Estados Unidos não é eleito diretamente pelo voto da população. Quem o elege é, na verdade, um Colégio Eleitoral, formado por 538 delegados. No sistema político eleitoral americano, os delegados são representantes que votam em nome dos eleitores em cada estado da federação. Para vencer a eleição é necessário conquistar 270 dos 538 delegados do Colégio Eleitoral.

Nos Estados Unidos, o voto é facultativo para americanos com 18 anos ou mais.

 
 
 

Kommentare


bottom of page